Ação Chave I – KA1
Ação Chave I – Mobilidade individual para fins de aprendizagem
Os Projetos Internacionais Erasmus+ são projetos financiados pela UE e pelo Ministério da Educação Portuguesa, aprovados pela Agência Internacional e pela Agência Nacional dos Programas de Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV). Estes Projetos desenvolvem-se em Parcerias Estratégicas entre Escolas ou entidades públicas (um mínimo de três), oriundas de países da UE ou de países aprovados pela UE. Os projetos internacionais Erasmus+ KA1 (Key Action) visam promover: oportunidades de aprendizagem no estrangeiro, dentro e fora da União Europeia; a inclusão social e bem-estar dos jovens; desenvolver competências básicas e transversais como empreendedorismo e multilinguismo.
A EPAV – Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos – tem como principal objetivo dotar os jovens de capacidades profissionais visando uma maior probabilidade de inserção profissional, adquirindo em simultâneo um espírito empreendedor.
O conhecimento da Europa através da implementação de projetos do Programa Erasmus+ da União Europeia (UE) possibilita o conhecimento e compreensão de outras formas de trabalho, assim como o aperfeiçoamento/conhecimento de outro(s) idioma(s).
Assim sendo, este projeto da EPAV Erasmus+ identifica-se com o objetivo geral deste programa europeu: “Utilizar a experiência do passado para perspetivar o Futuro.”
Os projetos Erasmus+ KA1 da EPAV procuram levar os alunos envolvidos a desenvolver as seguintes competências:
a) autonomia;
b) diálogo;
c) troca de informações;
d) capacidade de resolução de problemas;
e) espírito de cooperação e de entreajuda;
f) motivacionais.
Estas competências são estimuladas e ativadas durante a participação dos alunos nas aulas semanais em formação real de trabalho. Em cada aula (em contexto real de trabalho) analisam-se, criam-se e desenvolvem-se muitas das atividades e tarefas necessárias para este projeto de aquisição e desenvolvimento de competências.
Os projetos Erasmus+ desenvolvidos pela EPAV tem como destinatários todos os alunos,
dependendo apenas os objetivos do específicos do projeto.
Os alunos são considerados legíveis cumprindo os seguintes critérios
1.º CRITÉRIO – Os alunos devem ser alunos da EPAV dos cursos profissionais
2.º CRITÉRIO – Os alunos candidatos não podem ter participações/faltas disciplinares, ou qualquer outro registo de caráter disciplinar, no percurso escolar (fator eliminatório).
3.º CRITÉRIO – Os alunos candidatos não devem de ter módulos em atraso (fator eliminatório).
4º CRITÉRIO – A não realização de um dos elementos de seleção exclui o aluno da mobilidade
5º CRITÉRIO – A EPAV reserva-se no direito de não aceitar a inscrição do aluno para a seleção na mobilidade.
A equipa de trabalho é formada por todos os docentes convidados a participar no projeto Erasmus/Escola para desenvolver todas as atividades necessárias às parcerias de cada projeto Erasmus+, e que aceitem explicitamente essa colaboração, em função das linhas orientadoras dos referidos projetos. Cada professor participante no Erasmus/Escola é convidado pelo coordenador geral mediante consulta à Direção.
A equipa de trabalho é flexível e multifuncional, não limitando a sua intervenção a atividades específicas de cada área de formação ou grupos de trabalho e podendo também organizar-se de outras formas, desde que com o aval do coordenador do projeto ou por solicitação do mesmo, e em consonância com o(s) projeto(s) Erasmus+ em curso.
A Acreditação Erasmus é o instrumento que confirma que as instituições de ensino escolar, ensino e formação profissional ou de educação de adultos detêm uma estratégia para a implementação de atividades de mobilidade com elevados padrões de qualidade, assente num plano institucional de desenvolvimento europeu.
Este instrumento permite, que no período de vigência da acreditação, apenas necessitem solicitar as subvenções necessárias às mobilidades planeadas a curto prazo.
Uma instituição acreditada faz parte de um projeto maior, de uma ideia que visa o desenvolvimento e a melhoria do sistema de educação e formação na Europa de forma permanente e contínua. As instituições acreditadas são reconhecidas pelos seus parceiros pela qualidade das suas atividades, pela mais-valia que podem trazer ao programa, criando deste modo as bases para o estabelecimento de parcerias mais longas e duradouras.
A Cenintel (EPAV) teve a atribuição da Acreditação Erasmus de 1 fevereiro 2023 ate 31 de Dezembro 2027.
O Programas EFP/ Short term mobility of VET learners Activity (Europa à mesa) teve a participação de dez alunos, dos cursos profissionais de Técnico de Cozinha/Pastelaria e de Técnico de Restaurante/Bar. Os alunos realizaram parte da sua FCT em Barcelona – Espanha, entre 15 de abril e 22 de maio de 2021.
Barcelona é uma cidade cheia de opções originais de lazer que animam a visitá-la repetidamente. Aberta para o mar Mediterrâneo e famosa por Gaudí e sua arquitetura modernista, Barcelona é uma das capitais europeias mais trendy.
A cidade é um foco de novas tendências no mundo da cultura, da moda e da gastronomia. Combina a criatividade de seus artistas e designers com o respeito e cuidado pelos locais tradicionais de sempre. Nela, convivem o encanto e a pausa de seu centro histórico, a vanguarda de seus bairros mais modernos e o ritmo urbanita de uma das cidades mais visitadas do mundo.
Os alunos realizaram estagio curricular de 5 semanas em 2 unidades Hoteleiras da Cidade de Barcelona, Renaissance Barcelona Hotel, AC Hotel Barcelona Fórum.