Erasmus +

Programa Erasmus +

Ação Chave I – KA1
Ação Chave I – Mobilidade individual para fins de aprendizagem

PROJETO INTERNACIONAL ERASMUS+

Erasmus na EPAV- 2021/2022

Os Projetos Internacionais Erasmus+ são projetos financiados pela UE e pelo Ministério da Educação Portuguesa, aprovados pela Agência Internacional e pela Agência Nacional dos Programas de Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV). Estes Projetos desenvolvem-se em Parcerias Estratégicas entre Escolas ou entidades públicas (um mínimo de três), oriundas de países da UE ou de países aprovados pela UE. Os projetos internacionais Erasmus+ KA1 (Key Action) visam promover: oportunidades de aprendizagem no estrangeiro, dentro e fora da União Europeia; a inclusão social e bem-estar dos jovens; desenvolver competências básicas e transversais como empreendedorismo e multilinguismo; entre outras.

INTENÇÃO

 

A EPAV – Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos – tem como principal objetivo dotar os jovens de capacidades profissionais visando uma maior probabilidade de inserção profissional, adquirindo em simultâneo um espírito empreendedor.

O conhecimento da Europa através da implementação de projetos do Programa Erasmus+ da União Europeia (UE) possibilita o conhecimento e compreensão de outras formas de trabalho, assim como o aperfeiçoamento/conhecimento de outro(s) idioma(s).
Assim sendo, este projeto da EPAV Erasmus+ identifica-se com o objetivo geral deste programa europeu: “Utilizar a experiência do passado para perspetivar o Futuro.”

OBJETIVOS

Os projetos Erasmus+ KA1 da EPAV procuram levar os alunos envolvidos a desenvolver as seguintes competências:

a) autonomia;
b) diálogo;
c) troca de informações;
d) capacidade de resolução de problemas;
e) espírito de cooperação e de entreajuda;
f) motivacionais.

Estas competências são estimuladas e ativadas durante a participação dos alunos nas aulas semanais em formação real de trabalho. Em cada aula (em contexto real de trabalho) analisam-se, criam-se e desenvolvem-se muitas  das atividades e tarefas necessárias para este projeto de aquisição e desenvolvimento de competências.

DESTINATÁRIOS

Poderão inscrever-se na mobilidade a Barcelona (de 15 de abril a 22 de maio de 2022) e na mobilidade a Milão (de 15 de abril a 22 de maio de 2022) todos os alunos que se encontrem a frequentar o 3º dos cursos profissionais de técnico de cozinha/pastelaria, restaurante/bar, proteção civil e ação educativa.

Aos alunos são ainda aplicados os seguintes critérios de seleção:
1.º CRITÉRIO – Os alunos devem ser alunos da EPAV nos Polos de Colares, Sintra ou Peniche nas saídas profissionais de CP, RB, PC e AE.
2.º CRITÉRIO – Os alunos candidatos não podem ter participações/faltas disciplinares, ou qualquer outro registo de caráter disciplinar, no percurso escolar (fator eliminatório).
3.º CRITÉRIO – Os alunos candidatos não devem de ter módulos em atraso (fator eliminatório).
4º CRITÉRIO – A não realização de um dos elementos de seleção exclui o aluno da mobilidade
5º CRITÉRIO – A EPAV reserva-se no direito de não aceitar a inscrição do aluno para a seleção na mobilidade.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

 

 Entrevista e Curriculum vitae – 15 pontos (avaliação atribuída pelo site do cv europeu)
 Prova de língua inglesa (nível mínimo A2) – 15 pontos
 Prova de conhecimentos técnico–práticos na área tecnológica do curso – 15 pontos
 Desempenho académico (média obtida no final do ano letivo anterior) – 15 pontos
 Não existência de módulos em atraso: – 15 pontos*
 Classificação obtida na FCT de 2º ano (200h)– 15 pontos
 Assiduidade – 10 pontos **

EQUIPA DE TRABALHO

 

A equipa de trabalho é formada por todos os docentes convidados a participar no projeto Erasmus/Escola para desenvolver todas as atividades necessárias às parcerias de cada projeto Erasmus+, e que aceitem explicitamente essa colaboração, em função das linhas orientadoras dos referidos projetos. Cada professor participante no Erasmus/Escola é convidado pelo coordenador geral mediante consulta à Direção.

A equipa de trabalho é flexível e multifuncional, não limitando a sua intervenção a atividades específicas de cada área de formação ou grupos de trabalho e podendo também organizar-se de outras formas, desde que com o aval do coordenador do projeto ou por solicitação do mesmo, e em consonância com o(s) projeto(s) Erasmus+ em curso.

RESPONSÁVEIS

 

1 – Responsável Financeiro: O responsável financeiro é o Diretor da EPAV, que assina as candidaturas dos projetos como representante da instituição e todos os documentos inerentes a cada projeto Erasmus+ da Escola.

2 –Coordenador de projeto: O responsável ou coordenador geral é o professor nomeado pelo Diretor, que desenvolve os contactos com os parceiros dos projetos Erasmus+ KA1, participa na execução desses projetos e figura na candidatura como a pessoa de contacto.
Neste caso o Formador da área técnica José Martins.